Sobre a Revista

A Revista Portuguesa de Psicologia da Aparência (RPPA) está registada na Biblioteca Nacional de Portugal com o ISSN 2184-5611 (Impresso) e ambiciona a disseminação de artigos científicos no espaço lusófono (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), com a pretensão de se afirmar na comunidade científica. 

A RPPA é uma revista luso-brasilera com revisão por pares, e publica artigos de relevância científica sobre a imagem corporal e aparência física humana. Apresentamos alguns exemplos:

- o impacto do processo de imagem corporal (des)adaptativo e respetivas consequências no funcionamento psicossocial;

- fatores que influenciam o construto da imagem corporal;

- relações da imagem corporal com variáveis comportamentais (e.g., exercício físico, comportamento alimentar, comportamentos sociais);

-  avaliação científica de intervenções que promovam a imagem corporal positiva, proponham uma prevenção  ou tratem dificuldades relacionadas com perturbações da imagem corporal;

- a influência da imagem coroporal e caracteristicas físicas no funcionamenro psicológico, processos interpessoais, qualidade vida, entre outros.

A RPPA é uma revista de acesso aberto e aceita a seguinte tipologia de artigos:

- Estudos empíricos (investigações originais)

- Revisões de Literatura (narrativa, sistemática, sistemáticas com meta-análise)

- Artigos teóricos

- Artigos metodológicos

- Estudos de Caso

A RPPA tenciona enriquecer o conhecimento científico numa área que se considera emergente e de elevada relevância no espaço lusófono, sendo a publicação da responsabilidade do INTELECTO – Psicologia & Investigação.

A autoria do artigo é reservada ao autor principal que aceita a responsabilidade e contribuiu de forma muito substancial para a respetiva publicação do trabalho, denominando-se coautores os elementos que colaboraram em determinadas partes da elaboração do artigo (i.e. recolha de dados, revisão de literatura, outros).

Todos os artigos submetidos e aceites a publicação são alvo de uma revisão cega por pares (Blind Peer Review), garantindo a confidencialidade durante todo o processo de revisão.